sábado, 30 de outubro de 2010

Halloween - A Festa do Dia das Bruxas

Não tenho certeza se é só em Bogotá, ou em toda Colômbia, mas na capital é possível ver muitas influências da cultura estadunidense, ou norte-americana, como preferirem. Uma das marcas dessa ligação com os EUA é a comemoração do Halloween.

Durante o mês de outubro as vitrines de várias lojas são decoradas com o tema, são feitos doces alusivos, as lojas vendem fantasias e a celebração é bastante esperada. Lendo a respeito da tradição da festa dá pra perceber que pouco restou do motivo inicial da comemoração, que é de origem Celta. Nossa amiga Wikipedia fala a respeito. Sendo festa pagã, cristã, com motivo deturpado ou não o povo por aqui veste a fantasia e vai pra rua, sem pensar muito nos ancestrais, eu acho...

Na sexta-feira várias escolas comemoram, os alunos podem ir fantasiados. Vi também cartazes de várias festas que devem acontecer hoje à noite. No jornal de ontem à noite, que falava sobre o evento, mostrou o secretário da saúde de Bogota, Héctor Zambrano, vestido de Homem-Aranha. Ele passou a tarde pelos corredores da secretaria pedindo doces e fazendo travessuras.

Este ano, como dia 31 cai em um domingo, e dia 1º é feriado, será um feriadão de comemorações. As pessoas passam alguns dias fantasiadas e comendo doces, conhecendo o Carnaval, e a Páscoa, fiz uma rápida associação às duas festas.


Desde que chegamos percebi a presença da decoração de Haloween e fui fazendo fotos, um registro estrangeiro da festa. Hoje vamos sair à tarde, provavelmete vamos ver crianças e adultos fantasiados. Prometo fotos!

Loja de fantasias
Loja de doces no shopping Andino

Decoração no shopping Unicentro

No shopping El Retiro, o mais chiquetoso, não tinha decoração nenhuma, mas de alguma maneira o Halloween está presente. Vitrine de uma loja de bijus finas
Caixa de chocolates vendida no Carulla, essa vem com um pouquinho da história sobre o dia

Torta salgada com carinha de abóbora, usando a imaginação dá pra ver né?!

Por via das dúvidas, compramos um saco de balas, se alguém bater aqui em casa perguntando "Trick or Treat" ou "Truco o Trato" (doces ou travessuras) prefiro oferecer a balinhas, isso se sobrar, pq elas são bem gostosas ;)

2 comentários:

Unknown disse...

Que massa!! quando eu for ae quero comer muitoSSSS doces uahuaha :P~

Claudia Roennau disse...

nossa coisa emocionante neh??? la no meio predio bate umas crianças as vezes... mas eu nunca tenho nada e tenho a sorte de nunca terem aprontado nada... hehehe..

beijos