Transporte


Trancón é palavra de ordem pelas calles e carreras da cidade. Os congestionamentos tomam as ruas e avenidas nos horários de pico (manhãs e fim de tardes). O rodízio de placas, chamado de pico y placa, é ingrato com os motoristas. Das 6h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira, quatro finais de placa não podem transitar:
: 5-6-7-8 / : 9-0-1-2 / :  3-4-5-6 / : 7-8-9-0 / : 1-2-3-4

Complicado para os motoristas, porém a solução encontrada para garantir a mobilidade da cidade.

Táxi

Uma saída para a proibição de usar o próprio carro é o uso de táxi. Pelo que vemos nas ruas é possível afirmar que circulam mais táxis do que carros particulares. E andar nesse meio de transporte é uma opção de custo não muito elevado, é possível andar uns 3.5km por $4.500 (deixando claro que é um custo aproximado, baseado em um trajeto que já fizemos algumas vezes).

Todos os manuais e guias que falam sobre a cidade desaconselham o embarque em táxis nas ruas. A indicação é sempre para chamar um por telefone. Isso até funciona nas primeiras voltas. Com o tempo vamos sabendo identificar pontos seguros. Até agora não tivemos problemas. Alguns lugares, como aeroporto e alguns centros comerciais, possuem cabines das companhias. Solicitando o táxi em uma delas já é informado o valor final da corrida conforme o itinenário, garantindo assim ainda mais credibilidade no serviço de transporte.

Quando pagamos o táxi em algum ponto sem essas cabines, ou chamando por telefone, o taxímetro marca um código, que começa em 25. Ao chegar no lugar desejado o motorista usa uma tabela para informar o valor da corrida. Uma corrida com o número 70 no taxímetro é equivalente a $4.500.

Placa com os códigos e valores, também tem a identificação do motorista,
validade da licença para circulação como taxista e cadastro do veículo

Para pedir o táxi por telefone existem vários números: 2111111, 3111111, 4111111, e por aí vai, são muitos. O atendimento pode ser eletrônico, fazendo a chamada de um telefone fixo o endereço já é identificado. A placa do táxi é informada junto com uma chave de segurança, numérico, que deve ser informado ao motorista no momento do embarque. Ele chega rapidinho, claro, se a ligação não for em horário de pico e nem estiver chovendo...

Buseta

Uma opção mais econômica é andar de buseta. São ônibus pequenos, que transportam poucos passageiros, circulam nas principais avenidas e param em praticamente todos lugares. São diversas linhas, sem horário específico, a quantidade não deixa a desejar. A passagem custa $1.400 durante o dia e $1.450 à noite, aos domingos e feriados. Quando o deslocamento é feito durante o dia, para um lugar perto da rota dos ônibus não há porque pagar táxi, vale a pena economizar.

As linhas podem ser identificadas pelas cores dos ônibus

Com um pouquinho de treino e atenção é fácil saber qual linha pegar. As placas na frente da buseta indicam os locais por onde ela passa. Essa aí de baixo, por exemplo, circula pelas carreras (avenidas) 15 e 11, passa nos centros comerciais Unicentro e Andino.




TransMilenio

Para se deslocar pela cidade, além do táxi e das busetas, existe o TransMilenio. Serviço de ônibus articulados que transitam por estações em faixas exclusivas. São oito linhas que atendem grande parte da capital.  

Mapa Geral das linhas do TransMilenio

A passagem tem o preço único de $1.700. Para ingressar na estação cada passageiro recebe um cartão magnético para liberar a catraca. Várias passagens podem ser compradas e armazenadas neste cartão, evitando assim as filas nos caixas.


Em cada estação é possível consultar um mapa com todas as rotas e paradas. Algumas linhas param em todas estaçõs, outras em só algumas. Para planejar o trajeto a ser feito acesse o serviço cálculo de rota. Informando a estação de saída e de destino ele informa quais as linhas disponíveis. As linhas com apenas uma letra e um número (ex. B1) param em todas as estações. Já as com mais números (ex. J95) param em estações específicas.



A vantagem é que se o passageiro não sair da estação pode pegar quantos ônibus quiser, caso erre a rota desça em qualquer estação e consulte nos mapas uma nova viagem.

Os horários mais indicados para usar o TransMilenio como meio de transporte para os passeios são das 9h às 11h e das 14h às 17h. No começo da manhã e final da tarde, assim como andar de carro significa ficar parado em um trancón, andar de ônibus pode significar uma experiência de muita proximidade com os outros passageiros. Nos horários de pico as estações ficam L-O-T-A-D-A-S, se puder, melhor evitar.

3 comentários:

SandroVideo disse...

Como é o sistema de ciclovias por aí? Ouvi falar que era bem eficiente, espero um dia em breve poder conhecer Bogotá :D Abraços e parabéns pelo blog.

A vida do Oliver disse...

Ola

Pretendo ir a bogota no proximo mes e vou ficar perto da Uniandes.. existe algum tipo de empresa q faz o servico de van compartilhado ou qual é o procedimento seguro para pegar o taxi e nao tomar o tombo mesmo falando espanhol.

att
alixandro

Unknown disse...

Olá bom dia !!
Vou a Bogota em junho proximo e ficarei hospedado no Ibis Museo, qual é a melhor e mais barata forma de ir do Aeroporto a esse hotel ??