quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Visita ao IBRACO

Em nossa segunda semana na cidade desconhecida o tempo passou bem rápido, hoje já é quinta-feira. Na segunda fomos ao IBRACO – Instituto de Cultura Brasil Colômbia. Vi no site deles que são ministrados cursos de espanhol para estrangeiros, aulas de português, de samba, de capoeira e também uns festivais de cinema e gastronomia. 


Ingenuamente eu pensei que fosse encontrar um monte de brasileiros simpáticos... Foi só esperança... A recepção já não foi muito acolhedora. Fomos recebidos por um segurança que queria saber o motivo da nossa visita, mas ele não perguntou de uma maneira muito dócil. Explicamos que por sermos brasileiros queríamos conhecer o Instituto, ele abriu a porta, nos deixando entrar, mas um tanto quanto desconfiado.

A recepcionista também não falava português e aí entendi que realmente o objetivo do tal instituto não é aproximar os brasileiros da cultura colombiana... Quem nos recebeu foi a coordenadora administrativa, Maria del Pilar Sarmiento. Essa sim foi bem querida. Falava só espanhol também, mas entendeu nosso interesse pelo IBRACO. Conhecemos as dependências do instituto, as salas são identificadas com o nome dos estados brasileiros, bem legal. Passamos também pela área da cantina, que estava fechada, e segundo ela, vende produtos brasileiros “Aqui eles vendem brigadeiro, farinha de mandioca, uns salgadinhos” Coxinha?!?, eu disse, “É, isso, coxinha!”, ela concordou. Foi um diálogo engraçadinho... Nossa anfitriã ligou a TV e mostrou que está sempre sintonizada em algum canal brasileiro. O sinal é recebido por uma antena parabólica que eles compraram. O canal da vez era a Band, e quem estava no ar era o Datena. Nunca fiquei tão feliz em ver o Datena...

Falamos sobre o interesse em fazer o curso de espanhol e ela explicou que só a partir de janeiro. As atividades por enquanto estão voltadas somente para aplicação do teste de proficiência na Língua Portuguesa, o Celpe-Bras.


Sendo assim, só ano que vem vou poder voltar lá, e quem sabe, comer um brigadeiro ou uma coxinha. ;)

Um comentário:

Claudia Roennau disse...

falando desse post, vc vai poder matar as saudades do coxoleo como diz o caxa... e quem sabe sentar pra ver o vale a pena ver de novo. heheh...

muito legal esse lugar, pena o mau humor dos recepcionistas.

boa sorte em janeiro :)