sábado, 27 de novembro de 2010

En Bogotá ya és Navidad

Pela primeira vez na vida vi um Papai Noel vestido com aquela roupa quente sem suar. Vi decoração de Natal com neve fazer sentido.  Mais do que nunca senti que estou realmente em outro país. Hoje patinei no gelo, e o cuidado dos engenheiros da pista é com a chuva, e não com o calor. Não há a menor possibilidade de a pista derreter em função da temperatura, onde estamos a Ceia de Navidad (como é chamado o Natal em espanhol) é realizada com a lareira acessa, e não com ventiladores espalhados pela casa.

A Nestlé, o Bancolombia e a prefeitura de Bogotá montaram uma estrutura com pista de patinação no gelo na Plaza Bolívar, onde ficam os prédios do governo e centro histórico. A praça está linda, toda decorada com luzes e bastante movimentada.


Desde o final de outubro já sabia que seria realizada a promoção de trocar cinco embalagens de produtos da Nestlé por um ingresso para a atividade. Passamos o mês juntando pacotes, não podia deixar de passar por essa experiência. Na semana passada conquistei meu ingresso, e aguardei ansiosamente pelo dia de hoje.


E o dia amanheceu chovendo, torrencialmente. Aqui chove praticamente todos os dias, mas durante uns 40 minutos e depois para. Hoje não apresentava o menor indício de parar...  Não encontrei informações sobre o funcionamento da pista de patinação numa situação assim, e no ingresso dizia que a data era intransferível.  No final da tarde encaramos o tempo fechado, e molhado, e fomos até o local para tentar trocar a entrada, ou, patinar se parasse de chover.

A praça estava lotada, uma fila quilométrica, o povo por aqui parece se incomodar mais com o frio do que com a chuva. Não imaginei que teria tanta gente depois de um dia tão inapropriado. Na hora que chegamos já não chovia mais (foram as minhas orações) e resolvemos entrar na fila, torcendo para conseguir entrar.

Foi anoitecendo, a cada trinta minutos a fila andava alguns metros.  Fazia frio, acho que a temperatura mais baixa que já pegamos na rua até agora, uns 10°C. No total ficamos exatamente duas horas na fila. O horário de funcionamento é das 10h às 19h, em função do dia eles encerraram as atividades mais tarde. Eu consegui entrar quase às 19h50min. Levei 15min para pegar os patins, 15min patinando e mais 20min para devolver o equipamento.


O Isac ficou na arquibancada, registrando o momento, fez fotos e um vídeo do meu desempenho esportivo e também da decoração da praça. Para minha sorte ele não fotografou, e nem filmou, o momento crítico, a queda. Um tombinho, só para ralar o joelho, molhar a roupa e dar risada. Resolvi que podia dar uma acelerada nos movimentos, pena que sou desequilibrada, mas até os bons sofrem quedas, e eu já sou experiente. Foi minha terceira vez praticando: já passei pela pista do no Shopping Itaguaçu (lááááááá no ano de 1994 quando tinha um monte de atividades para crianças, quem lembra???? Eu e minha prima Cláudia fomos!!!), já deslizei no Costão do Santinho, em 2008 ( nessa a Dessa, minha irmã, estava junto), e hoje. Sou muito desenvolta hahahahaha.


No fim foram duas horas de espera para se divertir por 15min e ter uma sensação muito boa, a de patinar ao ar livre, ao lado de uma gigantesca Árvore de Natal e iluminada por uma belíssima decoração. Valeu a pena!


Na saída da praça, indo em direção ao lugar onde pegamos a buseta para voltar para casa, caminhamos por uma rua também decorada com luzes. Linda! Já eram quase 21h e muita gente ainda caminhava por lá. Achei muito bonito o envolvimento da população com a cidade.  Por aqui já vemos muita decoração de Navidad nas casas, nos prédios e nas ruas. No Brasil a gente sabe que o Natal está se aproximando quando somos bombardeados por propagandas, aqui é diferente, algo muito mais poético.

Esse ano vamos passar o 25 de dezembro no calor, confraternizando com a família, e suando. Nos próximos anos não sabemos, talvez nossa comemoração possa ser nesse clima mais frio, com Papai Noel bem vestido e decoração de flocos de neve que combinam com a temperatura.

Mais fotos da noite iluminada

3 comentários:

Andresa Cunha disse...

oi Ana, o natal ai é muito lindo, decoração impecavel, nada comparado com floripa, eu adorava bater fotos nessa epoca, tenho muitas.A população é muito patriota e tudo que tem por ai eles admiram e curtem, eles se orgulham.
Bom é isso aproveita ai o maximo, depois quando eu for agente aproveita mais um pouco juntas...hehe, e quando vim pra floripa vem visitar eu e a Amanda heim...bjus.

Claudia Roennau disse...

aixxx... q lindosss... o isac assoviando ao fundo foi otimo... coisa de gente feliz esse sonzinho... saudades de vcs meus pequenos...

beijosssssssssss... falta bem pouquinho pra ve-los

margareth disse...

Queee legal filha vc se saui muito bemmm.