Faz 38 dias que estamos em Bogotá. Desde a hora que pude ver a cidade, ainda de cima, no avião, muita coisa me chama atenção. Além do idioma diferente, que está em placas, avisos, propagandas, jornais e na boca de todos, muitas coisas são diferentes por aqui.
Não sei se o fato de sair de uma cidade de 400 mil habitantes, e desembarcar em uma com mais de 8 milhões, contribui para que eu veja coisas que não via em Floripa, só sei que algumas se repetem, na maioria dos lugares, por isso resolvi escrever sobre essas peculiaridades.
Atendimento
A grande maioria dos lugares que já fomos, principalmente nas lojas, somos recebidos com muita simpatia e prestatividade. Nas vitrines não são vistas etiquetas com preços, por isso é necessário entrar na loja para saber sobre a mercadoria. Mesmo entrando só para perguntar o valor somos atendidos com um sorriso, e com expressões que ouvimos quase sempre: "para servilos" e "con mucho gusto". Não sei se eles já conheciam a expressão "gracias, estoy só mirando", eu uso bastante hahahaha.
Motoqueiros
Todos motoqueiros usam um colete e um capacete que mostram a placa da moto.
Identificação obrigatória |
Macas
Essas macas para atendimento médico de urgência podem ser vistas em muitos lugares, shoppings, supermercados, Transmilenio, academias, enfim, onde tem circulação de muitas pessoas tem uma.
Essa maca é do Museo del Oro |
Cartão de Crédito
A compra pode ser de um donut, ou de um microondas, quando usamos o cartão de crédito a pergunta é sempre a mesma "Quantas cotas?"
Dá próxima vez vou comer um Big Mac e mandar fazer em 36 vezes para ver o que o atendente me diz ¬¬
Se bem que eu acho que ele vai tentar sem nem questionar...
O interessante é que no Brasil a pergunta sempre é "Crédito ou Débito?" e aqui o questionamento é sobre quantidade de parcelas. Para essas coisas não adianta buscar razões, só me resta registrar aqui no blog.
Moço, um café e uma rosquinha, em 12 vezes, por favor |
Celulares
Uma das coisas mais interessantes é a facilidade para fazer uma ligação telefônica. A cada 200 metros, e não estou exagerando, é possível encontrar uma barraquinha que vende comida e ligações. O preço do minuto varia conforme o bairro. Aqui perto de casa as plaquinhas indicam $ 200 (R$ 0,20) o minuto, mas para o sul da cidade já vi até por $ 100. Nós já usamos o serviço, e tem muita gente que usa. E não é só nas barraquinhas de comida, os celulares para fazer as ligações estão nos salões de beleza, nos pontos de táxi e até nas floriculturas itinerantes.
Tá vendo a faixa verde ali no cantinho?! Minutos!!! Só chegar, ligar e pagar |
Vai um Biluzitos? Ou quem sabe uma ligação? Nessa barraquinha já mostra o preço |
E quem não quiser flores, pode fazer ligação. Plaquinha ali em cima, feita com letras de coroa fúnebre... cada um com sua maneira de oferecer o produto... |
E se parar para observar, cada um desses tipos de comércio é intrigante. As bancas que vendem comida oferecem desde salada de frutas até pão com carne de porco, além de salgadinhos e doces. Em vários locais são vendidas flores na calçada, nem precisa ir muito longe em busca de uma floricultura. E salão de beleza não é difícil encontrar, são muitos, um do lado do outro, só aqui perto de casa são uns 20 (novamente, sem exagerar...).
Essas e outras coisas só vejo por aqui. Fico devendo fotos das bancas de comida. Quando vamos pegar o Transmilenio passamos por uma praça que tem muitas ofertas de refeições na rua... fico só imaginando como deve ser o sanduiche com gosto de monóxido de carbono (URGHHHH, nojinho).
3 comentários:
Descobri que todo colombiano é vendedor.Incrivel como aqui se vendem coisas.São todos coqueteiros, como falam.Tem lábia para tudo.kakka
Essas dos minutos o único lugar que vejo é aqui na Colômbia.Nas ruas é diversão garatida la cidade.Milhares de vezes, olho uma vitrine e me dizem, A la ordem....
Bjs
éééé... pelo visto ai ninguem pode dar a desculpa de q nao tinha como ligar... soh nao consegue a ligação caso a pessoa q esteja sendo chamada nao atenda ou nao esteja com o celular ligado.. :) e nao te acostumando com o bom atendimento dai pq estais voltando pra floripa em breve e em alta temporada... :)
beijos
Ai que lindo! Fiquei com vontade de conhecer Bogota. Aqui é tudo tão sujo - claro que depende do bairro, e educação das pessoas. Talvez eu esteja ficando com visão de moradora e já não ache tudo tão lindo hahah mas Buenos Aires é maravilhosa. Se um dia vieres pra ca, mesmo que eu não esteja mais por aqui, te envio minhas dicas... com certeza. Beijao!
Postar um comentário