segunda-feira, 9 de maio de 2011

Libera vai...

Novo capítulo na série "Colômbia Libera o Visto". Dia 11 de maio, quarta-feira, o Isac vai para São Paulo pegar o passaporte com o bendito adesivo que nos permite voltar para Bogotá. 


O país oferece 20 tipos diferentes de Visas (como são chamados os vistos). O que está sendo solicitado há meses é o de Trabalhador Temporário. Deverá ter validade de 1 ano (depende de quem vai canetear), depois morando lá ele pode ser prorrogado. 

Quando retornarmos para Bogotá será solicitado o meu que se enquadra na categoria de Beneficiário (com os mesmos prazos e condições). Com ele posso estudar, não poderei trabalhar, para exercer alguma atividade profissional terei que solicitar um visa específico, como esse do Isac.

Agora sentimos que nosso retorno definitivo se aproxima. Sei que vou sentir muita saudade de todos de casa, mas não vejo a hora de ter a data da passagem marcada. São quase 5 meses de incertezas e novos prazos e isso me tira o sono. A certeza que tenho agora é que não quero ver minha mala tão cedo... minhas coisas estão nela desde o dia que cheguei em Floripa (SOCORRO).  

7 comentários:

Claudia Roennau disse...

eu vou morrer de saudades... nao nao va emboraaaaa.... thururu...

vai da tudo certo... tb sinto q a qq momento vcs vao pegar o aviao e nós nos veremos soh daqui uns meses... setembro neh???? uhauahuhaa

beijosssssss sorte amo vcss...

Mike disse...

o visto do meu marido demorou 3 meses p sair, e o meu ainda tá rolando deixa logo te adiantar um detalhe a sua certidao de casamento só poder ter no maximo 3 meses de expedida ou seja antes de embarcar tira uma segunda via... o meu se tudo dê certo tenho em maos ate sexta, minha documentacao já tá toda em bogota... e meu marido que já renovou seu contrato e tb tinha visto temporario de 1 ano já tá dando entrada na renovacao do dele vamos vê se vai ser enrrolado que nem o primeiro... besitos e buenas suerte !!!

Ana Paula Gonçalves disse...

Informação importantíssima essa da data de expedição da certidão, obrigada! Já vou providenciar a minha.

E buena sorte mesmo, pq, ohhh coisinha demorada...

Unknown disse...

Oi Ana... fico feliz que as coisas ja estejam encaminhando... quanto a certidao de casamento, me pediram que a minha fosse registrada na Embaixada da Colombia no Brasil... se seu esposo esta indo pra la (SP), se possivel, veja com ele, pra ja tirar a duvida... porque depois disso, eles pedem a traducao oficial (isso pode ser feito por aqui... Boa Sorte! Logo tudo isso termina!

nadja disse...

Ana,
Para adiantar o seu visto, já tenha em maos a certidao de casamento e também uma via da certidao de casamento traduzida por tradutor juramentado e com firma reconhecida.
Se possível, faca também cópias autenticadas.
Para o meu visto, que também é de beneficiário, pediram as duas e ficaram com o original da certidao de casamento e cópia autenticada da certidao traduzida.
Quanto a procura de tradutor juramento, faca junto a Junta Comercial da sua cidade, eles sao obrigados a disponibilizar uma lista com nomes, enderecos, etc..
Antes de solicitar a traducao, faca uma pesquisa, ao menos em Sao Paulo, há valores muitos diversos. Os tradutores tem uma média de valores a seguir, mas nem todos os fazem ou cobra em excesso.
Muito boa sorte com o seu visto agora.
Bjos.

Leandra Felipe disse...

Agora sò falta vir! Te esperamos por aqui :) Bjs

Rafael.Zancan disse...

Olá Ana! Me Chamo Rafael e moro em Curitiba, neste final de ano estarei me mudando para Medellín! Tenho a intenção de terminar minha faculdade por lá (Odontologia) mas primeiramente vou conhecer a faculdade e a cidade pra ver se realmente é isso que quero e enquanto isso quero trabalhar em algum lugar. Por isso tenho uma dúvida, não é possível pedir o visto de trabalho já estando pela colômbia? Pelo consulado do Brasil? Porque eu só vou pedir a tranferência para o segundo semestre de 2012, e para o visto de estudante é necessário já algum documento que comprove que vou estudar lá....
Bom, já admiro vocês pela bonita história e desejo toda a sorte e felicidade!
Ficarei muito grato se puder me responder!

Obs: Apesar de já ter lugar para morar e conhecer um amigo paisa, sua publicações já me deram várias dicas!! ;)

Abraços