quarta-feira, 22 de junho de 2011

Felicidade envelopada

O fato de estar muito longe de ser perfeccionista me faz ser um pouco descuidada, mas também me aproxima da satisfação de ficar feliz com coisas simples, pequenos gestos, feitos com carinho.

Há duas semanas a Carlinha avisou pelo twitter que tinha postado um envelope para nós. Dentro dele, até onde eu sabia, uma revista do Avaí, publicada em dezembro do ano passado com uma foto nossa com a camisa do time, na seção: "Pelo Mundo". Eu deveria ter pego essa revista quando estava em Floripa, mas com a vida muito corrida da nossa amiga acabamos não conseguindo marcar um café de despedida.

Revista do Avaí, edição Dez/10

Ela, muito querida, como sempre, resolveu mandar pelo correio. Eu tenho um apreço muito grande por essa empresa que há décadas faz a alegria das pessoas. Quando comecei a namorar o Isac (em agosto de 1999 - sim, século passado) eu morava em Alvorada (região metropolitana de Porto Alegre) e não tinha internet, na realidade não tinha nem telefone... o início do nosso relacionamento rendeu muitas cartas. Eu mandava umas três por semana. Fiz uma pasta com todas elas, que está guardada lá em casa. E não era só com ele. Trocava correspondências com a Dinha e com a Cris, minhas grandes amigas.

Era muito bom. Eu sempre inventava alguma coisa diferente. Já fiz carta com todo o texto colado com macarrão de letrinhas, apontava lápis de cor e usava aquela parte que sobra, que fica redondinha, para colar ao redor da folha, quase sempre pintava os envelopes... Tinha também as vezes que minha mãe sentia cheiro de queimado e era eu, piromaníaca, queimando as bordas do papel onde tinha escrito a carta. Adorava fazer essas coisas. O carteiro da minha rua sabia quem eu era, afinal, recebia no mínimo cinco cartas por semana. Tenho saudade dessa época, mas não dispenso o email, lógico.

O envelope que me fez sorrir

E hoje, quando cheguei do trabalho tinha um envelope me esperando. Ansiosa como sou achei que demorou muito, 14 dias, mas é o prazo normal. A felicidade não necessariamente pelas revistas, porque a Carlinha mandou a de dezembro e a de maio, mas pelo gesto de carinho dela. Junto com as revistas veio uma cartinha, linda, escrita a mão em uma folha da agenda do Avaí do ano passado. Esses detalhes fazem toda diferença, me deixam sorrindo.

As revistas, que o Isac adorou, e a cartinha que eu amei

Sabe aquele clichê de "mulher bem sucedida como mãe, esposa e profissional"? É ela. Conheci essa jornalista admirável na primeira fase da faculdade. Eu, o Gui e um grupo da turma fizemos um trabalho sobre o Diarinho, jornal para qual a Carla trabalha. Convidamos ela e o Rubinho, marido e parceiro de trabalho, para uma entrevista. Para nossa surpresa eles foram, e não só ajudaram mas foram muito simpáticos e atenciosos. Ali viramos fãs dos dois. E de ídolos eles se tornaram nossos amigos. Digo isso com tanto orgulho, nossa, eles são demais! Rubinho, que é fotógrafo, foi um dos integrantes da minha banca do TCC, foi um prazer dividir o trabalho mais importante da faculdade com ele. Enfim, para mim eles são exemplo de profissionais, de gente boa, de caráter e de tudo de bom que uma pessoa pode ser.

E, para me deixar ainda mais ansiosa, e feliz duas vezes, ela disse que vai mandar mais coisas pelo correio!!! Os cartões postais que disse para mandarem ano passado!!! Vamos aguardar mais alguns dias para receber mais carinho dentro de um envelope selado.

5 comentários:

Claudia Roennau disse...

ohhh q delicia... tambem senti saudades de mandar cartas... alias sou uma vergonha... ainda hoje a tarde falei pro caxa q tenho q ir no correio... to com postais pra te mandar... preenchidos e bunitinhos na minha bolsa a dias... é soh colocar no correio...

beijosssssssssssss

Ana Paula Gonçalves disse...

Ahhhhh, acho bom mesmo mexer o corpitcho até o correio mais próximo. Que vergonha deixar a mana aqui sem postais :P

Tô esperando hein!!

Cláudia disse...

Ah prima, senti a tua emoção daqui (vc a descreveu mto bem). Receber as coisas pelos Correios é ótimo mesmo, também adoro. E as hsts de Alvorada, bá mto legal, cartinhas com macarrão de letrinhas? Tudooo, nunca tinha pensado nisso, é mto original. Beijocas!!

Lua disse...

Olá Ana Paula! Pesquisando sobre a Colômbia encontrei seu blog. Muito bom!
Irei pra Bogotá em 14/07 ficarei até 16/07, qd irei para Cartagena e San Andrés.
Confesso que minha ignorância de início quase me fez desistir da viagem, mas que bom que a internet existe e podemos ler blogs como o seu.
Gostaria de conhecer o André Carne de Res( a filial ) é tranquilo ir de lá até o hotel de taxi a noite
(existe ponto em frente?). Irei eu e meu marido apenas.
O que me diz do hotel Cosmos 100, vc conhece? é bem localizado?
Abç

Ana Paula Gonçalves disse...

Lua, pode ficar muito tranquila. Bogotá é uma cidade segura, não tenho medo de afirmar isso. Não sei de onde tu vem, mas os cuidados aqui são como em qualquer cidade grande brasileira. Manda um email pra mim anapaulag@gmail.com e conversamos melhor. Obrigada pelo post e pela leitura :)