sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Buseta - O transporte da discórdia

As busetas já foram assunto por aqui, mas voltaram a ser pauta. O trânsito caótico de Bogotá tem milhares de carros e táxis e centenas de busetas, os ônibus que circulam pelas calles e carreiras da cidade. Têm busetas de todos os tipos: velhas e grandes, novas e pequenas, novas e grandes... A trilha sonora dentro delas varia entre reggaeton e vallenato (geralmente em alto volume) e invariavelmente os motoristas desses ônibus acham que estão pilotando motos porque eles trocam de pista e se jogam em cima dos carros sem nenhuma cerimônia. 

Modelo não tão velho, mais comum nas ruas

Eu, como passageira diária, desço do ônibus muitas vezes com vontade de botar todo almoço para fora, é bastante desagradável andar aos solavancos, só que o transporte é barato e eficiente. Ao preço de $1.400 (os veículos mais velhos são mais baratos $1.300) eu subo numa buseta praticamente em frente de casa e desço em frente ao trabalho. 

O duelo carro x ônibus se dá pelo fato de os motoristas das busetas não obedecerem os pontos de parada, e com isso atravessam na frente dos veículos menores sem pensar. Para quem anda de ônibus é uma facilidade não ter que andar até um ponto, ou descer em um e caminhar até seu destino final, mas isso implica em apertar o sinal e as vezes ter que descer entre os carros, o que é bem comum quando são três pistas e o ônibus está na do meio, o motorista abre a porta e é ali mesmo que o cidadão deve descer, correndo o risco de querer um lugar mais adequado e parar muito depois caso o motorista fique brabo.

Veículo mais novo, uma assim que geralmente pego todos dias

Como esse tipo de transporte parace não obedecer nenhum tipo de regra, nem as do bom senso, quando o ônibus está muito cheio é comum o motorista abrir a porta de trás do veículo para o passageiro entrar, sem precisar passar pela roleta. Mais uma vez minha observação me leva a pensar o quão civilizado é o povo daqui... O sujeito entra pela porta de trás e para paga a passagem manda o dinheiro de mão em mão até chegar no motorista. Isso mesmo! A pessoa estende a mão com a nota, ou as moedas, e cada um vai passando o dinheiro para frente. Acho isso fantástico! 

Essa é antigona! Deve ser herança de família...
Numa dessas que voltei para casa hoje

Semana passada eu fui uma dessas que fez a grana chegar ao motorista, fui na realidade a primeira da fila. Uma senhora entrou no ônibus e tocou no meu ombro, com a mão cheia de moedas. Por alguns segundos fiquei pensando o que ela queria com aquilo... minha sorte é que penso rápido e logo entendi que era para passar para o próximo. Depois dessa vez aconteceram mais duas, isso vai me surpreender para o resto da vida eu acho.

Hoje, sexta-feira, voltando para casa em uma buseta bastante velha e lotada vi acontecer quatro vezes. Eu estava sentada, não participei da romaria das moedinhas, mas me inspirei para escrever e contar mais essa particularidade do povo bogotano e aproveitei para fotografar algumas busetas enquanto caminhava para casa e assim ilustrar o post.

Então, se você for se arriscar em uma buseta e alguém te estender a mão com dinheiro não cometa a gafe de guardar no bolso viu?!

Essa já não é uma buseta, é um ônibus grande, e está cheio!
Eles começaram a circular na cidade faz pouco tempo

A busca por uma melhor mobilidade é um dos desafios do governo da cidade. Fala-se em substituir as busetas por ônibus maiores, que vão poluir menos e serão mais organizados. Alguns já estão circulando, mas como as busetas incomodam os motoristas dos carros e não população que as utiliza, talvez demore um tempo para elas desaparecem de Bogotá. Dado o recado, bom final de semana para todos!

2 comentários:

Mike disse...

eu ainda nao tive essa ultra mega power experiência aqui em Cali, recebi todas as recomendacoes da empressa pra nao andar de busetas e já tô aqui a um ano sem nunca ter andado, de taxi só andei umas 4 vezes e com o matorista da empresa, ou seja minha vida aqui nao tem a menor emocao rsrsrs... feliz final de semana

Claudia Roennau disse...

caraca isso eh realmente impressionante... tirando a grosseria em mudar de pistas e largar o passageiro no meio a rua... adorei as busetas... pessoal educada pagando mesmo nao passando na roleta... e a galera q ajuda no pagamento... bom demais... mas deve ser uma impressionante aventura... musicas nas alturas... muito remeleixo... soh fatou as galinhas nos porta bagagens... beijos