As busetas já foram assunto por aqui, mas voltaram a ser pauta. O trânsito caótico de Bogotá tem milhares de carros e táxis e centenas de busetas, os ônibus que circulam pelas calles e carreiras da cidade. Têm busetas de todos os tipos: velhas e grandes, novas e pequenas, novas e grandes... A trilha sonora dentro delas varia entre reggaeton e vallenato (geralmente em alto volume) e invariavelmente os motoristas desses ônibus acham que estão pilotando motos porque eles trocam de pista e se jogam em cima dos carros sem nenhuma cerimônia.
Modelo não tão velho, mais comum nas ruas |
Eu, como passageira diária, desço do ônibus muitas vezes com vontade de botar todo almoço para fora, é bastante desagradável andar aos solavancos, só que o transporte é barato e eficiente. Ao preço de $1.400 (os veículos mais velhos são mais baratos $1.300) eu subo numa buseta praticamente em frente de casa e desço em frente ao trabalho.
O duelo carro x ônibus se dá pelo fato de os motoristas das busetas não obedecerem os pontos de parada, e com isso atravessam na frente dos veículos menores sem pensar. Para quem anda de ônibus é uma facilidade não ter que andar até um ponto, ou descer em um e caminhar até seu destino final, mas isso implica em apertar o sinal e as vezes ter que descer entre os carros, o que é bem comum quando são três pistas e o ônibus está na do meio, o motorista abre a porta e é ali mesmo que o cidadão deve descer, correndo o risco de querer um lugar mais adequado e parar muito depois caso o motorista fique brabo.
Veículo mais novo, uma assim que geralmente pego todos dias |
Como esse tipo de transporte parace não obedecer nenhum tipo de regra, nem as do bom senso, quando o ônibus está muito cheio é comum o motorista abrir a porta de trás do veículo para o passageiro entrar, sem precisar passar pela roleta. Mais uma vez minha observação me leva a pensar o quão civilizado é o povo daqui... O sujeito entra pela porta de trás e para paga a passagem manda o dinheiro de mão em mão até chegar no motorista. Isso mesmo! A pessoa estende a mão com a nota, ou as moedas, e cada um vai passando o dinheiro para frente. Acho isso fantástico!
Essa é antigona! Deve ser herança de família... Numa dessas que voltei para casa hoje |
Semana passada eu fui uma dessas que fez a grana chegar ao motorista, fui na realidade a primeira da fila. Uma senhora entrou no ônibus e tocou no meu ombro, com a mão cheia de moedas. Por alguns segundos fiquei pensando o que ela queria com aquilo... minha sorte é que penso rápido e logo entendi que era para passar para o próximo. Depois dessa vez aconteceram mais duas, isso vai me surpreender para o resto da vida eu acho.
Hoje, sexta-feira, voltando para casa em uma buseta bastante velha e lotada vi acontecer quatro vezes. Eu estava sentada, não participei da romaria das moedinhas, mas me inspirei para escrever e contar mais essa particularidade do povo bogotano e aproveitei para fotografar algumas busetas enquanto caminhava para casa e assim ilustrar o post.
Então, se você for se arriscar em uma buseta e alguém te estender a mão com dinheiro não cometa a gafe de guardar no bolso viu?!
Essa já não é uma buseta, é um ônibus grande, e está cheio! Eles começaram a circular na cidade faz pouco tempo |
A busca por uma melhor mobilidade é um dos desafios do governo da cidade. Fala-se em substituir as busetas por ônibus maiores, que vão poluir menos e serão mais organizados. Alguns já estão circulando, mas como as busetas incomodam os motoristas dos carros e não população que as utiliza, talvez demore um tempo para elas desaparecem de Bogotá. Dado o recado, bom final de semana para todos!
2 comentários:
eu ainda nao tive essa ultra mega power experiência aqui em Cali, recebi todas as recomendacoes da empressa pra nao andar de busetas e já tô aqui a um ano sem nunca ter andado, de taxi só andei umas 4 vezes e com o matorista da empresa, ou seja minha vida aqui nao tem a menor emocao rsrsrs... feliz final de semana
caraca isso eh realmente impressionante... tirando a grosseria em mudar de pistas e largar o passageiro no meio a rua... adorei as busetas... pessoal educada pagando mesmo nao passando na roleta... e a galera q ajuda no pagamento... bom demais... mas deve ser uma impressionante aventura... musicas nas alturas... muito remeleixo... soh fatou as galinhas nos porta bagagens... beijos
Postar um comentário