Para nossa surpresa os corretores por aqui são bem diferentes dos brasileiros. Percebemos uma falta de interesse da parte dos funcionários das imobiliáras, em um caso o Isac ligou perguntando por um ap, a corretora disse que já havia sido alugado e não ofereceu nenhum outro, se fosse no Brasil tinham oferecido até casa pegando fogo, sem dúvida.
A maioria dos brasileiros que está morando aqui vive como expatriado, são funcionários de multinacionais que oferecem muitos benefícios, entre eles pagamento de aluguel, colégio dos filhos, carro e por aí vai. Por questões de segurança e comodidade a maioria dos estrangeiros mora
na zona Norte de Bogotá, mais especificamente entre as calles 80 e 140,
essas são as regiões mais caras, inclusive para os serviços como água,
luz, gás, telefone e etc. A cidade é dividida em "Estratos" que vão do 1
ao 6 e cada um deles determina o valor das contas, nessa parte da cidade os estratos são 5 e 6. Atualmente
moramos no estrato 4 e buscamos um apartamento na mesma situação. O bairro que escolhemos para morar é Cedritos, entre as calles 145 e 153. O bairro é ótimo, são muitas opções de comércio, transporte, vários prédios novos e não muito longe dos lugares que estamos acostumados a frequentar.
Sempre achei os alugueis muito caros em Bogotá. Nos bairros Chicó, Usaquen, Virrey, Parque da 93 entre outros, o aluguel de uma apartamente de 100m² pode custar entre $3.000.000 e $5.000.000, logicamente o preço é formado pela localização, segurança, etc...
Os apartamentos que a gente tem visto em Cedritos são em média de 80m², dois quartos com suíte, em condomínios novos, bem localizados e seguros e custam entre $1.2000.000 e $1800.000, ou seja, é possível viver bem sem gastar muito, mas logicamente isso depende da situação de cada um.
A grande vantagem é que os apartamentos são entregues com os móveis da cozinha, fogão e forno e também com os guarda-roupas, acho isso fantástico, facilita muito a vida de quem tem que comprar tudo, como nós.
Essa é a cozinha do apartamento que a gente viu na sexta-feira, até agora o que eu mais gostei. |
Essa é do ap que conhecemos hoje, mesmo estilo |
Desde a semana passada já fomos ver cinco apartamentos, a parte chata agora é esperar a decisão de quem vai fazer o contrato, a empresa do Isac. Vou ficar (ansiosamente é claro) torcendo para o que eu gostei não ser alugado antes da gente, e assim ir morar em um ap mais legal.