sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Navidad para todos!!!

Não é de hoje que o blog está em recesso, agora vou tornar essa pausa oficial. Já estou no Brasil, desde que cheguei a correria está grande, mas correria boa de ver os amigos, a família, cuidar de detalhes para o natal, curtir a praia, tudo aquilo que estava sonhando no frio bogotano.

Esse ano foi ótimo! Muito aprendizado, novas amizades, vários contatos com leitores, só coisas boas. O ano passou muito rápido, isso todo mundo sentiu. Nesses poucos dias que restam de 2011 quero continuar fazendo o que mais gosto: aproveitar a vida nas coisas mais simples, com as pessoas importantes.

Desejo um feliz natal para todos, assim como um ótimo 2012, com a certeza de que as coisas acontecem para quem busca. As vezes a sorte ajuda, mas resultado mesmo é fruto da vontade. 


Recebi um texto da Déa Tani (tô com muita saudade dela...) e compartilho:


"Te desejo uma fé enorme.
Em qualquer coisa, não importa o quê.
Desejo esperanças novinhas em folha, todos os dias.
Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo.
Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso.
Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades, mesmo que as mentiras e as verdades sejam impermanentes.
Que friagem nenhuma seja capaz de encabular o nosso calor mais bonito.
Que, mesmo quando estivermos doendo, não percamos de vista nem de sonho a ideia da alegria.
Tomara que apesar dos apesares todos, a gente continue tendo valentia suficiente para não abrir mão de se sentir feliz.
As coisas vão dar certo.
Vai ter amor, vai ter fé, vai ter paz – se não tiver, a gente inventa.
Te quero ver feliz, te quero ver sem melancolia nenhuma.
Certo, muitas ilusões dançaram.
Mas eu me recuso a descrer absolutamente de tudo, eu faço força para manter algumas esperanças acesas, como velas.
Que 2012 seja doce. Repito sete vezes para dar sorte: que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante.
Que seja bom o que vier, pra você."

Dizem que é do jornalista gaúcho Caio Fernando Abreu (já falecido), eu nunca acredito nesses créditos, mas se for, está dado.

Aproveitem as oportunidades, as companhias, os dias de sol (no caso de Bogotá, as horas de sol)...
Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

#Fotos 7, 8, 9 e 10

Mais algumas fotos do desafio 30 Dias em Fotos


#Fotos 3, 4, 5 e 6

As fotos do desafio continuam sendo feitas, resolvi postar juntas:


Estou publicando diariamente do Facebook. E quando terminar os 30 dias quero fazer um lindo mini-álbum com todas elas.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

#Foto2

Sapato favorito


Sim, meu all star branco de couro ;) Já tem 1 ano e meio, tá furado em algum lugar e quando saio com ele em dia de chuva molho a meia, mas mesmo assim é o meu preferido!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Desafio de fotos #Foto1

Sempre nutri admiração por pessoas criativas e projetos desafiadores. Nos próximos 30 dias estou participando do "30 Dias - Projeto Fotos" a convite da Dea Tani, e esse é um exemplo de algo criativo e divertido. Durante o mês de dezembro cada dia será de uma foto temática conforme o cronograma:


A primeira foto é um autorretrato, feito sem produção nenhuma, no conforto do sofá assistindo tv. 


E esse desafio me lembrou um outro projeto que participei no começo do ano o #100FactsAboutMe, que também me deixou bem feliz em fazer. Agora tô querendo que passem os dias e que as fotos fiquem legais. Amanhã será dia do meu sapato favorito. Quem arrisca qual vai ser a foto?


domingo, 27 de novembro de 2011

Pouco mais de duas semanas

Para não perder o hábito da contagem regressiva, faltam 18 dias para nosso próximo embarque. Uma viagem cansativa, o voo da TAM sai de Bogotá às 18h, por causa do Horário Brasileiro de Verão, a chegada em São Paulo é por volta das 2h30, são pouco mais de cinco horas voando, mas tem toda aquela questão de três horas a mais por causa do fuso... 


O problema é que o voo para Floripa só sai às 7h45 (se não atrasar) então são mais de cinco loooooongas horas de espera. E não tem voltinha do free shop que amenize, porque durante a madrugada a loja está praticamente abandonada...

O que nos consola é chegar em solo brasileiro e se sentir em casa, com todos falando português e não precisando pensar antes de falar (eu ainda penso antes de falar em español ¬¬). E também o fato de que passada as incômodas horas de voo e espera chegamos em Floripa.

Querendo muito o calor e o sol, já que nessa cidade só chove. Louca para tomar um banho de mar e viver o clima de final de ano com a família, nada pode ser melhor!! 

Que chegue logo o dia 15 de dezembro!!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pequenas mudanças

Depois de um ano morando em Bogotá as novidades já não são frenquentes, os dias são rotineiros e acabo não fazendo a atualização como o blog merece. Pensando nisso, e nos diversos emails que venho recebendo de brasileiros que vem passear, estudar ou trabalhar na Colômbia, vai acontecer uma reformulação na apresentação do conteúdo do Brasileiros em Bogotá.

A partir de agora as páginas principais serão relacionadas ao Guia Bogotá, assim será mais fácil encontrar  informações sobre a cidade. Os posts desse um ano de história vão continuar publicados, e os novos que surgirem serão divulgados na Página do Blog no Facebook.

Nunca vou cansar de dizer o quanto esse blog me faz feliz, em como eu gosto de receber emails e poder ajudar com qualquer tipo de informação, quero que isso aconteça cada dia mais!!

Nos próximos dias essas mudanças, que são simples, acontecerão, quis contar para os leitores e assim não pegar ninguém de surpresa.

Continuem participando, se ainda não fazem parte da comunidade do blog no Facebook é fácil começar a fazer, basta clicar no "like" que fica na barra lateral.




terça-feira, 15 de novembro de 2011

Café, sorvete, crepe, carne, peixe... o que não falta é opção

Finalmente o Guia Bogotá está atualizado!! Agora ganhou a parte de restaurantes. Escrevi sobre os que frequentamos e mais gostamos.

Os citados no guia são: Juan Valdez, Crepes & Waffles, Archie's, 444 Parrilla, Tanoshii, Alô Brasil, Papa Johns e Domino's. Confere lá e conte onde mais gosta de ir comer.


A próxima etapa é falar sobre os melhores lugares para curtir a noite.

sábado, 12 de novembro de 2011

"Con mucho gusto"

E chegou ao fim os 10 dias de férias da nossa convidada. Foram dias muito bem aproveitamos, passeamos, conversamos, experimentamos cervejas diferentes, jogamos Wii, enfim, foi tudo muito bom!!

Dinha e Ana no Parque da 93

Dos passeios que a gente fez o inédito para mim e o Isac foi a Catedral do Sal em Zipaquirá, o mais diferente e legal que já fiz em Bogotá. Além disso fomos ao Hard Rock, almoçamos no Archie's, andamos pelo Parque da 93, fomos ao centro histórico e no Andrés e teria muito ainda para fazer.

Hoje antes de ir embora ela nos deixou um depoimento no Facebook bem inspirado e emocionante: 

"10 dias de muita alegria... conhecimento e muita felicidade... aproveitei cada segundo pra torna-los inesquecíveis. Quero agradecer a Ana Paula Gonçalves e o Isac Ramos Luz que me receberam e cuidaram tão bem de mim... e cuidaram mesmo pq os 38.6 de febre não foi brincadeira... O Show do Aerosmith foi tudo aqui q eu imaginei... pulando e berrando muito... com a melhor companhia. :D
Foi muito bom conhecer pessoas novas q quero ter a amizade pra sempre...
floripa espera vcs Andrea Tani e Leandra Felipe.
Os lugares, as pessoas, as busetas, as comidas... tudo com seu pedaço especial dentro de mim...
Juan Valdez é o q mais levo comigo... literalmente.
E o carinho de uma cidade grande magnifica... que chove todo dia, com suas buzinas ensurdecedoras e toda a atenção dos nativos daqui. sempre sorrindo com um bom dia e um muito obrigada. O clima seria perfeito pra eu viver... mas depois dessa experiencia tenho certeza q amo o mar.
Levo junto de mim a historia e a felicidade intensa dessa minha
viagem/férias de 2011.

Obrigada Bogotá vc me recebeu com todo seu calor. Apesar da temperatura média de 15 graus".

Dinha e Isac na estação do TransMilenio

Deixando ela no aeroporto já recomecei a contagem regressiva... Em 33 dias estamos embarcando também!!! As férias da Dinha foram ótimas, viagem para outro país, mas as nossas, com praia e sol serão bem melhores (e que tenha sol, porque de chuva todo dia já cansei ¬¬).

P.S.: O título é em homenagem a Dinha, que adorou a frase.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Faça você também!!

Chegou a hora de scrapbooking!! Conheça o blog Scrap Estúdio e reserve sua vaga na oficina do Mini-Álbum "Lo Mejor de 2011"


sábado, 5 de novembro de 2011

Uma visita mais que especial

Tudo começou com um cartaz em um muro informando sobre um show da banda Aerosmith que aconteceria em novembro. Isso foi em 28 de maio. Graças ao maravilhoso WhatsApp tirei uma foto e mandei para a Dinha, que é a maior fã do grupo que eu conheço. A imagem seguiu para o celular dela com um convite: Vem pra Bogotá, vamos assistir esse show juntas!!!


Naquela tarde essa ideia não passava de um sonho, uma das tantas coisas que a gente tem muita vontade de fazer mas sabe que está em um lugar um pouco distante (nesse caso literalmente distante). Depois daquele dia isso não foi mais assunto, até que um uma tarde de julho ela me diz que existiria a possibilida de realmente vir para a Colômbia, que a sogra tinha milhas para trocar por passagens da TAM e que estava disposta a dar esse presente para a nora. 
Aquele sonho rapidamente se transformou em planejamento, em algo real. Comprei nossos ingressos, ela esperou a data certa para trocar as passagens e passamos a contar os dias. Pelas nossas contas eu iria em setembro, um mês depois de sair do Brasil ela chegaria em Bogotá e mais um mês, em dezembro, estaríamos juntas novamente em Floripa, o que para nós é bom demais!!!

Faltando uma semana para a viagem não sei qual das duas estava mais ansiosa, mas acho que ela ganha, afinal seria a primeira viagem internacional sozinha, para assistir um show que sempre quis e nós duas juntas... É, ela ganha no fator ansiedade.


Quarta-feira fui para o aeroporto buscar minha amiga, irmã como nos consideramos. Nossa primeira visita, feliz com a presença dela e com muitos planos para aproveitar o que Bogotá tem de bom.

Na quinta-feira fomos para o show. Ela ainda acostumando com as diferenças de clima, altitude e horário, numa expectativa bastante grande. Chegamos cedo, não tinha como ficar em casa pensando que em algumas horas veríamos o Steven Tayler cantando, assim, ao vivo. A espera foi boa, conversamos, comemos um cachorro quente frio, tomamos água - porque não vendem nenhuma bebida alcoolica no lugar do show - e até conhecemos dois brasileiros que moram aqui em Bogotá.


Curtimos muito, voltamos para casa felizes e realizadas, o que pode ser melhor?!?!

Na sexta-feira choveu a tarde toda, frio e tempo feio, não deu para passear. À noite fomos ao Hard Rock tomar cerveja quente (dizem que cerveja gelada é coisa de brasileiro, mas para nós quente vira chá, gostamos de cerveja trincando, como eu digo). Até que a Dinha teve a ideia de pedir um balde de gelo, o garçom trouxe, mesmo não sendo um pedido muito usual e ajudou bastante!!!




Hoje os planos são de ir ao Andrés D.C., torcendo para que a gripe que se apoderou dela vá embora, ou pelo menos a deixe menos pior, e assim continuar aproveitando essa visita tão boa!

domingo, 30 de outubro de 2011

Procura-se um apartamento

Está aberta a temporada de busca a um apartamento. Até dezembro temos que deixar o ap onde moramos desde que chegamos em Bogotá, o dono do imóvel vai voltar para a cidade e com isso nós vamos para outro endereço. Nossa busca por um novo lugar se concentrou no site Metrocuadrado, que agrega informações de diversas imobiliárias.

Para nossa surpresa os corretores por aqui são bem diferentes dos brasileiros. Percebemos uma falta de interesse da parte dos funcionários das imobiliáras, em um caso o Isac ligou perguntando por um ap, a corretora disse que já havia sido alugado e não ofereceu nenhum outro, se fosse no Brasil tinham oferecido até casa pegando fogo, sem dúvida.

A maioria dos brasileiros que está morando aqui vive como expatriado, são funcionários de multinacionais que oferecem muitos benefícios, entre eles pagamento de aluguel, colégio dos filhos, carro e por aí vai. Por questões de segurança e comodidade a maioria dos estrangeiros mora na zona Norte de Bogotá, mais especificamente entre as calles 80 e 140, essas são as regiões mais caras, inclusive para os serviços como água, luz, gás, telefone e etc. A cidade é dividida em "Estratos" que vão do 1 ao 6 e cada um deles determina o valor das contas, nessa parte da cidade os estratos são 5 e 6. Atualmente moramos no estrato 4 e buscamos um apartamento na mesma situação. O bairro que escolhemos para morar é Cedritos, entre as calles 145 e 153. O bairro é ótimo, são muitas opções de comércio, transporte, vários prédios novos e não muito longe dos lugares que estamos acostumados a frequentar. 

Sempre achei os alugueis muito caros em Bogotá. Nos bairros Chicó, Usaquen, Virrey, Parque da 93 entre outros, o aluguel de uma apartamente de 100m² pode custar entre $3.000.000 e $5.000.000, logicamente o preço é formado pela localização, segurança, etc... 

Os apartamentos que a gente tem visto em Cedritos são em média de 80m², dois quartos com suíte, em condomínios novos, bem localizados e seguros e custam entre $1.2000.000 e $1800.000, ou seja, é possível viver bem sem gastar muito, mas logicamente isso depende da situação de cada um. 

A grande vantagem é que os apartamentos são entregues com os móveis da cozinha, fogão e forno e também com os guarda-roupas, acho isso fantástico, facilita muito a vida de quem tem que comprar tudo, como nós. 

Essa é a cozinha do apartamento que a gente viu na sexta-feira,
até agora o que eu mais gostei.

Essa é do ap que conhecemos hoje, mesmo estilo

Desde a semana passada já fomos ver cinco apartamentos, a parte chata agora é esperar a decisão de quem vai fazer o contrato, a empresa do Isac. Vou ficar (ansiosamente é claro) torcendo para o que eu gostei não ser alugado antes da gente, e assim ir morar em um ap mais legal.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"Acredite no conhecimento"

Essa semana passou voando (ótimo!). Para a sexta-feira eu recomendo o vídeo da Superinteressante (excelente!)


Bom final de semana.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Resultado do Sorteio Especial!!!

Depois de muita demora e expectavida está na hora de divulgar o resultado do Sorteio Especial de aniversário de 1 ano do blog. Eu gravei o vídeo às 16h (de Bogotá), depois de editar, tentar postar e dar erro aos 71% do upload, de passar para o computador, esperar por mais duas horas finalmente os leitores vão conhecer a ganhadora da brincadeira.


Parabéns Cláudia!!! Uma das leitoras mais fiéis e participativas que, como ela mesmo disse, da risada, se emociona e vive com a gente essa vida bogotana. Com vocês o (super) comentário da prima, vencedora do sorteio:

"Prima, desde o dia que vc lançou a promo do niver do blog tô agoniada pq ainda não tinha postado nada. Bien, estoy aqui. Tava lá relendo os posts, todos. Nossa, como as meninas aqui de cima disseram, realmente não dá para nominar 1 como melhor. É que a gente se sente parte de toda a tua história, a gente ri e sofre junto, os posts envolvem a gente e daí já era.

Dei muita gargalhada com 'Abençoada conexão' (em que o vizinho q vcs roubavam a internet era simplesmente o exército que massaca indígenas), 'Reprogramação mental' (com o bilhete de ti para ti mesma na cozinha), 'Seja bem-vinda internet, sua linda! (abençoado modem nosso de todos os dias)', 'Arraiá em Bogotá' (o cachorro sendo espantado a guardachuvadas!!!!!) e o que eu mais dei gargalhada com a história da imaginação do povo com as Busetas foi o 'Cumpleaños feliz!!!'. Depois tem os posts de lembranças como o 'En Bogotá ya és Navidad' (comentário da gente patinando no shopping em 1994), o 'Ahhh um bilhete premiado da Mega' (pq o meu perfume da Shaki foi comprado) e o 'A la ordem' (piñatasss!!!). Aí tem os que me deixaram com o coração apertaaaaaaado......'Da Ilha para a Montanha', 'Incompleta, mas feliz' (com o computador que sofreu um transplante de cérebro). Mas claro que tem aqueles que deixam a gente super feliz de saber que vocês estão bem aí: 'Brasil il il en la pantalla gigante' e todos os demais que tem fotos do pessoal daí se reunindo......aiiii cadê o do churrasco? Eu nem vou procurar mais pq daqui a pouco fica mais fácil só colocar o link do teu blog aqui....ahahahahaha. Sem contar a vontade de comer as culinárias das fotos.
Eu não consegui eleger o post mais legal, mas consegui eleger a imagem mais legal. É do post 'Pausa de final de ano' em que vc pendurou uma placa que diz 'Fomos li em Floripa passar as férias e voltamos logo'......voltamos logo....doce ilusão....hihihihi.

Tá, voltando ao assunto que muito me interessa: o que eu tenho que fazer mesmo pra ter o livrinho? Imprimir esse comentário e mandar encadernar de tão grande que é? Lá vai:

Nome: Prima Cláudia M. Batista
Conheci: sou da family
Cidade: Floripa
Post escolhido: 'Cumpleaños feliz!!!!' – 10/10/2011. Em homenagem ao blog e pq eu não peguei a data dos outros posts e isso é regra! Aí como esse tá na lista dos preferidos e tá bem facinho..... ;)

Agora só fico na torcida!!! Beijo prima!!"

A participação de todas foi muito importante, porque os posts que elas comentaram vão formar o Brasileiros em Bogotá impresso, o que vai me dar muito orgulho.

Obrigada mais uma vez pela participação meninas! Até o próximo sorteio.

P.S.: Detalhes do video:
  • Eu com perna cruzada pra cima da cadeira, nem percebi (mentira, queria mostrar minha Havaiana #NOT)
  • A sacola dos meus lixinhos de scrap, que eu achei que estava escondida sobre a mesa, também participa do momento ¬¬ 
  • A sombra dos dedinhos do meu marido/cinegrafista em alguns momentos
  • Os comentários que não aparecem enquanto eu leio...
Coisas de amadora hauahuahauahuahauha um dia faço um vídeo de nível hehehe.

Mas o mais legal é poder editar o vídeo (música, textos, fundo) no iPhone, isso eu gostei!


Conheça, em alguns minutos, a ganhadora do sorteio

Eu imagino que as participantes do Sorteio de Aniversário já estão nervosas por não verem o resultado, é que eu filmei, editei e agora estou fazendo upload pro Vimeo, então, daqui a pouquinho divulgo a vencedora. Não fiquem nervosas!!!! Beijos!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sorteio Especial!!! Participe



 

Chegou a hora boa, lançamento de promoção de aniversário do blog!!! E para esse sorteio especial o prêmio vai ser relacionado a história desse primeiro ano. Agora que entrei nessa vida de fazer scrapbook vou montar um livrinho com posts, fotos, dicas e comentários que rolaram por aqui. 
As imagens que usei aí em cima são apenas uma representação, o Brasileiros em Bogotá impresso vai ser feito durante as próximas semanas. 

A participação também vai ser referente ao que o blog apresentou nesses meses: 

O leitore que tiver interesse em participar do sorteio deve eleger um post, entre os 137, que mais gostou e deixar um comentário dizendo e o título a data do escolhido. Simples assim! 

"Como vai funcionar isso mesmo Ana?!?!?!?!" Oh, fácil fácil!!

Regulamento
Passo 1: Você leitor, lindo que faz a minha alegria, vai acessar os arquivos do blog e eleger o texto que mais gostou, pode ser porque te informou, te fez rir, te emocionou ou qualquer coisa. Partimos do princípio de que quem vai participar acompanha o blog há um tempinho, então espero que ainda lembre de alguma coisa.

Passo 2: Assim que tiver feito sua escolha deixe um comentário nesse post, esse comentário deve conter seu nome (porque nem sempre dá pra identificar a pessoa com o login - acontece tá, nem faz beicinho), como você conheceu o blog (é da família ou meu amigo, pesquisou na internet, indicação de alguém), sua cidade e por fim o título e a data do post preferido, e se quiser dizer o porquê da escolha fique a vontade.

Exemplo:
Pode contar a verdade, eu deixo hahahaha.
 

Passo 3: Depois de comentar é só torcer para ganhar! Juro que queria dar um livrinho para cada leitor, mas a situação não tá tão fácil hehehe, e falando sério, sorteio é tão legal né?! Eu me divirto (e sofro de ansiedade).

O soteio: Como eu gosto de inventar historinha para tudo o sorteio vai ser dia 17 de outubro (segunda-feira), dia que chegamos em Bogotá no ano passado. Então você tem seis dias para participar da brincadeira. Ainda não sei se o sorteio vai ser por algum site, papelzinho, app do iPhone, tô pensando... no dia vocês vão descobrir.

A hora é essa!!! Volte no tempo e relembre o que mais gostou e torça para ganhar!!

Update: Galera, o Blogger tá avacalhando com a gente, não quer permitir comentário de quem não tem blog e tá dando chilique. Se você tem conta no Google e mesmo assim não conseguiu comentar não se desespere! Envie um email para anapaulag@gmail.com com sua participação (nome, post etc e tal) que eu posto aqui.

Não deixe de participar!


Qualquer dúvida GRITA!!!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cumpleaños feliz!!!!


Sabem aquela história de "que horas você nasceu, para comemorar o aniversário exatamente no horário?" pois bem, o Brasileiros em Bogotá teve a primeira postagem no dia 11 de Outubro de 2010, mas ele já estava registrado no dia 10, ou seja, há exatamente um ano. 

Sempre conto que minha ideia com o blog era escrever sobre as coisas que eu não encontrei quando pesquisei sobre Bogotá. Sempre quis ter um blog que fosse interessante, primeiro para mim, afinal ter que escrever sobre o mesmo assunto as vezes pode ser chato e a fonte se esgota. Por isso a ideia de um espaço onde eu pudesse falar sobre o dia a dia me deixou tranquila desde o começo, lógico que essa parte de contar a vida, uma espécie de diário, as vezes não interessa para quem não nos conhece, mas com o passar do tempo percebi que as pessoas que acessam o blog gostam de saber exatamente isso, sobre as peculiaridades e a rotina. 

Fiz também o Guia Bogotá, que traz dados e informações relevantes para quem vem visitar ou morar. Esse vai crescer sempre, são muitas indicações para passar e eu sei que estou um tanto quanto relapsa com ele, mas prometo melhorar.

Aniversário tem que ter balão!!!!

O Blog em Números

Textos: Nesses 12 meses foram 136 posts. Durante os primeiros cinco meses deste ano o blog não teve muita atualização porque eu estava enfrentando aquelas longas férias que deveriam ter durado só cinco semanas...

Visitas: Até o momento o "Histórico de todas as visualizações de página" é de 21.294.  O post mais acessado é o "Buseta - O transporte da discórdia" feito dia 26/08/2011, com 850 visitas. Pelos dados estatísticos a maioria das visualizações deste post específico vieram de pesquisas no Google, aí cada um usa a imaginação para saber o que o povo queria encontrar...

Falando em Google...

Outra coisa que me deixa extremamente feliz e satisfeita é que o blog aparece na primeira página de pesquisas do Google quando qualquer um digita "Bogotá". Isso é muito gratificante porque as páginas que constam nesse ranking  estão lá por número de acessos que têm, ou seja, OBRIGADA!
Eu conheci bastante gente através do blog, isso é o que me deixa mais grata. Foram também convites para escrever em outros sites, como o Brasil com Z e outros convites que estão sendo firmados. Eu sempre tive o compromisso de fazer bem feito, acho que como jornalista é no mínimo a minha obrigação e acredito que pelo retorno que estou tendo consegui começar algo que me deixa orgulhosa.

Amanhã tem lançamento de promoção, quero todo mundo participando!!! Vamos comemorar esse primeiro ano fazendo uma das coisas com que eu mais me divirto: SORTEIO!! Aguardem!!!

III Copa Naciones

Começou no dia 24 de setembro a III Copa Diplomática de Fútbol Edición Naciones 2011. Um campeonato realizado em Bogotá com a participação de times que representam diversos países. Os grupos são compostos por funcionários das Embaixadas, funcionários de empresas com sede na Colômbia e seus parentes. O time que representa o Brasil conta com brasileiros e colombianos.


O convite para formar o time veio através do email do Grupo Aquarela e o Isac, que estava com muita saudade de jogar bola, foi um dos primeiros a se inscrever. Os jogos são realizados na área esportiva do Gimnasio del Norte, uma escola que fica na Calle 207 N° 70, quase na saída da cidade. 

Time que jogou a partida de estreia

O primeiro jogo disputado pelo time do Brasil foi contra o grupo da UNODC (Departamento Anti-Drogas da ONU) e os nossos meninos perderam por 3 x 1. No segundo jogo saíram do gramado com uma vitória por 2 x 1 sobre o time do Japão. 

Grupo que enfrentou e ganhou do Japão

 A terceira partida, disputada neste sábado contra o time do Peru, também foi de derrota placar final de 2 x 1 para os peruanos, mas quem assistiu o jogo percebeu que o time adversário contou bastante com a ajuda do juiz, e isso não é desculpa de torcedor.


Eu sempre gostei de acompanhar o Isac nos jogos, e esse foi mais emocionante afinal ele está participando de um campeonato. Antes do jogo eles se reúnem para uma preleção e jogam sério. Como o jogo é realizado em um campo de grama, e não sintético, e muitos não estão acostumados com a altitude eles cansam rápido, mas se esforçam bastante. O gol desse jogo foi de pênalti, que está no vídeo:


Com a segunda derrota nessa fase eles se classificaram para uma segunda parte da competição, como se fosse a Série B do campeonato. O importante é conhecer os outros brasileiros, e os colombianos, formar um time e continuar jogando semanalmente, assim vão treinando para no ano que vem ganhar a competição!!



O mais legal de ir assistir o jogo foi ficar dando risada na beira do campo. Os que estavam na reserva ficavam xingando o juiz, gritando para os outros que estavam jogando, torcendo, foi bem divertido. Sábado que vem não tem jogo, porque é um "puente" (feriadão), mas no próximo estaremos lá de novo.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Revivendo uma antiga paixão

Sempre gostei de papel. De pegar, cheirar, recortar... Os papéis e eu temos uma longa história... Quando adolescente fazia capas de cadernos, agendas, CAPAS DE FITA K7 que eu gravava playlists e depois personalizava as caixinhas... não dispenso o mp3, mas foram bons tempos... Pena não ter foto de tudo isso.

Quando comecei a trabalhar, estudar, namorar e encarar uma vida cheia de responsabilidades minha admiração, e dedicação, aos recortes ficou guardada. Papelarias sempre me encantaram, mas não tinha mais tempo para as capas de caderno. Há uns 10 anos, talvez mais, uma moda de fazer álbuns de fotos decorados chegou em Floripa, eram os scrapbooks, mas era coisas para quem viajava para a Disney e queria eternizar a magia da viagem em um lindo álbum. Na época um capricho de quem tinha dinheiro para tudo isso.

Acabei não acompanhando o desenvolvimento da técnica, e nem estudando sobre, só admirando de longe. Até o dia em que a Déa entrou em contato comigo. Ela é de São Paulo e encontrou meu blog procurando informações sobre Bogotá, já que veio morar aqui em agosto. O blog dela, o Recortes by Déa, me fez lembrar que agora eu posso me dedicar ao scrapbooking também! E para minha felicidade ela veio para cá, nos conhecemos, nos adoramos e agora vamos passar tardes e tardes recortando, colando, dobrando e deixando a imaginação decorar e embelezar muitas coisas.

Uma das páginas que a Déa fez (roubei lá do blog dela)

Um dia, quando estava em Floripa, ela me mandou uma mensagem no facebook perguntando se eu poderia trazer uma caixinha com um pedido de uma nova coleção de papéis e acessórios que ela havia encomendado em São Paulo, me pediu para pensar com carinho sobre o "frete internacional". Logicamente nem precisei pensar, disse para ela que traria com muito prazer. A caixa chegou lá em casa, acomodei na mala e trouxe. Ontem ela veio buscar e me trouxe um presente, meu primeiro kit de scrap, para fazer um caderninho (preciso aprender os nomes para não fazer feio). 


Achei tudo tão lindo e principalmente o carinho dela por me convidar para aprender e fazer muitas coisas junto com ela. Imediatamente relembrei de quando eu passava horas recortando e colando e me enchi de vontade de aprender tudinho!!

A Déa, que para mim é super especialista da arte, vai ministrar um curso online, que começa na segunda-feira. Quero participar desse e de muitos outros. É o Scrap Tonight, a ideia é ótima e todo mundo pode fazer!!


Assim que eu começar a produzir mostro minhas criações. Agora vou acabar de selecionar as fotos para meu primeiro álbum, que será feito só com fotos e lembranças de Bogotá, nada mais apropriado!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Comparação de preços e custo de vida

Já está publicado o terceiro post no Brasil com Z. O tema dessa quinzena é comparação de preços. Sinto que em Bogotá algumas coisas são mais baratas, outras mais caras, mas no fim o custo de vida é o mesmo.


Leia o meu post, e dos outros colaboradores no blog dos expatriados. E não deixe de comentar!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Entrega do prêmio do 2º Sorteio

Lembram do 2º Sorteio do blog, com a enquente sobre o zurdo? A brincadeira começou dia 17 de junho, o sorteio foi dia 20 e o ganhador foi o Carlos. O presente era um artigo de artesanato colombiano. Para ele escolhi dois copinhos, que sempre achei lindos!!

Dia 17 de setembro, quando estava em Floripa fomos matar as saudades, atualizar a conversa e finalizar o processo desse sorteio entregando o presente!!





Ele disse que gostou, e como eu acredito muito nele fiquei feliz! Tenho que agradecer sempre a ele, que participa sempre das brincadeiras, e a Kauana que estava com a gente naquela noite, que também sempre participa de tudo, e fez as fotos. Amo vocês!

Dia 10 de outubro o blog faz 1 ano de vida, essa semana vou lançar uma promoção, ainda estou pensando em algo bem legal, até sexta-feira eu conto. Beijo para todos!!!!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fim das mini-férias

Depois dos 15 dias mais corridos, e bem aproveitados, da minha vida estou de volta a Bogotá. Essas duas semanas foram de muitas comemorações, risadas, encontros e o eterno sentimento de que em Floripa eu sou 100%. Não que na Colômbia eu não seja feliz, mas é todo aquele cenário que me completa.

Mas também senti falta de coisas da minha vida bogotana, coisas bobas como água quente nas torneiras e o chuveiro à gás, que tanto detestava por esquentar demais a água, fiquei querendo ter ele na minha casa brasileira. Senti saudade também de pagar pouco pela passagem de ônibus. Em Bogotá pagamos no máximo $1.700, no caso do TransMilenio, da minha casa até o Centro de Floripa o ônibus está custando mais que o dobro R$3,80.

O voo de ida foi bem ruim, estava muito gripada e não consegui dormir nem por 30 minutos. Passei a viagem toda assoando o nariz, espirrando e me sentindo mal. O pior momento foi a aterrisagem, quando pensei que meus tímpanos iam estourar. Já a volta foi bem melhor, dormi praticamente o tempo todo, afinal estava acordada há quase 24 horas por causa do dia anterior de festa.

Do avião até a imigração os passageiros caminham por um longo corredor, que apresenta uma série de propagandas da empresa de telefonia Comcel com as bandeiras de diversos países reformuladas com as cores da bandeira colombiana e escritas no idioma dos países que representam. Gostei bastante!

Propaganda de boas vindas

Dessa vez trouxe além da mala uma caixa com o meu multiprocessador, o super útil master kitchen revolution, que estava fazendo muita falta na cozinha. Eu sempre fico muito tensa esperando ao lado da esteira, o terrível sentimento de não ver minha mala chegar sempre toma conta de mim, e como estava sem a nota fiscal do aparelho só pedia para Deus permitir que minha caixa chegasse sem maiores complicações. E para minha felicidade foi isso que aconteceu. 

Hoje foi dia de desfazer a mala, organizar as coisas e curtir uma preguicinha... Essa semana vai ser de encontrar as amigas em Bogotá, entregar as encomendinhas e atualizar a conversa. Para a família e os amigos deixo uma frase, que a gente deve usar quando estiver com muita saudade: "Se a vida estiver sem graça, dá uma rebolada que o açucar está no fundo" hahahahahaha, minha irmã falou isso ontem, para mim a melhor frase do ano!!! 

Agora é contar os dias para a chegada da Dinha, dia 2 de novembro. Vida de expatriado é assim, calendário na mão e contagem regressiva sempre!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Colômbia que não aparece na TV

Estou há cinco dias em Floripa e já fiz tanta coisa que parece ter passado um mês. Estar em casa é sempre bom. Hoje a passadinha é rápida só para dizer que a cidade continua linda, que amanheceu com sol e que eu vou continuar aproveitando tudo, com certeza!

Vim também contar que já está publicado meu segundo post no blog Brasil com Z que fala sobre como as notícias ruins veiculadas sobre um país podem confundir as pessoas.



Leiam, comentem e façam sugestões sobre o que gostariam de ler sobre Bogotá.


domingo, 11 de setembro de 2011

Quase na hora de fazer o check in

E começa a semana mais aguardada por mim nos últimos meses. Semana de arrumar a mala, fazer listas e mais listas para não esquecer nada e partir para o aeroporto na quinta-feira. Vai ser minha primeira longa viagem sozinha, mas isso não chega a ser um problema, vou fazer uma nova playlist com muitas músicas, que para mim sempre foi uma excelente companhia.

Dia 16, sexta-feira, chego em Floripa. Espero um lindo de sol para poder ver a ilha de cima e aproveitar muito os quinze dias que vou ficar lá.


Uma pena ter que viajar sozinha, o Isac não pode ir para essas duas semanas de visita ao Brasil, mas em dezembro vamos passar nosso um mês de férias com a família, se Deus quiser aproveitando muita praia!!!

Para essa semana, antes de viajar, prometo uma nova parte do Guia Bogotá, será sobre lugares, que a gente já foi e gosta, indicados para comer. Boa semana para todos!


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Comemoração longe de casa

E chegou o dia 7 de setembro. Para mim há 27 anos a data significa dia de desfile cívico, feriado e que faltam três meses para o meu aniversário. Esse ano as duas primeiras coisas continuarão acontecendo, porém sem a minha presença.

Quando era criança desfilei várias vezes com a escola, nunca tocando nenhum instrumento, ou fazendo malabarismo, porque não sou nada habilidosa para nenhuma das duas coisas, mas era sempre algo diferente, e eu adoro coisas diferentes...

Quando comecei a trabalhar e estudar passou a significar um dia de folga, quer dizer, isso até 2006, porque jornalista não deixa de ir trabalhar no feriado. Esse ano outra novidade, vamos passar o 7 de setembro trabalhando e sem ver os carros militares, os soldados e os cavalos pelas ruas. Nosso primeiro "Dia da Independência" como expatriados.


Aqui em casa não podemos dizer que estamos dando mais valor ao Brasil agora, porque sempre amamos muito nosso país. Essa data festiva não vai ser como sempre, mas nem por isso vamos deixar de cantar o Hino do Brasil e de ter orgulho de sermos filhos dessa pátria tão abençoada. Eu vou trabalhar vestindo a minha camisa da Seleção, aquela verde e amarela que é conhecida no mundo todo, assim vou me sentir fazendo parte da comemoração. 

Desejo um bom feriado para quem está no Brasil, e para quem está longe, como tantos que estou conhecendo, boas lembranças de casa.



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Domingo é dia de carne na brasa"

E como prometido aqui está o link do meu primeiro post publicado no Brasil com Z. O tema "churrasco" é o da quinzena, os outros colaboradores também vão escrever sobre o assunto. Em breve vou escrever sobre como é a visão que a maioria das pessoas têm sobre a Colômbia, e como recebi a notícia de vir para Bogotá.


Quem for lá ler me conta depois o que achou.

domingo, 4 de setembro de 2011

Os dias estão passando rápido já é quase segunda-feira e a postagem anterior foi de quarta-feira... Isso é bom, para uma ansiosa como eu, estou contando os dias para embarcar para o Brasil, ir matar a saudade e curtir duas semanas de festa.

E para esse início de semana desejo para todos dias doces, como os cupcakes que acabei de fazer.


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mais sobre Bogotá

No dia do blog (que descobri no Querido Leitor da Rosana Hermann, leitura obrigatória todos os dias) venho contar que fui convidada para ser colaborado de um blog coletivo, de brasileiros que moram nos mais diversos países do mundo. O Brasil com Z, e tem em sua maioria blogueiros que moram na Europa. 

O convite foi feito pela Glenda Di Muro, administradora do blog, em um comentário no post de segunda-feira e eu entrei em contato para saber mais detalhes.


Minha participação vai ser com textos sobre Bogotá, já que serei a primeira a escrever da Colômbia. A temática é semelhante a do meu blog, dar dicas, contar como é a vida por aqui, mas de uma maneira mais abrangente, não tão pessoal eu diria.

Posso traduzir minha felicidade com esse convite dizendo que para mim é um reconhecimento do meu trabalho em escrever o Brasileiros em Bogotá. Essa felicidade cresce cada vez que alguém que não conheço me diz que leu o blog, que gostou das dicas, que segue e gosta do que eu faço. E é a melhor parte é justamente essa de ajudar quem vem para essa capital sem saber muita coisa. A proposta do blog nasceu da minha necessidade de encontrar coisas básicas sobre Bogotá, e posso ver que tem cumprido muito bem seu papel.

Agradeço todos que entram com frequência, acompanham as histórias do dia a dia e também aqueles que entraram, encontraram o que buscavam e não voltaram mais, de todas as maneiras entendo o blog como útil. Assim que meu primeiro post for publicado no Brasil com Z venho contar, dessa maneira quem gosta de "me ler" vai ter mais um espaço para visitar.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cardápio verde e amarelo

Brasileiros, em qualquer lugar do mundo, saem do país e sentem falta de arroz, feijão, farofa, coxinha, pastel, brigadeiro, guaraná, tudo aquilo que tem gosto de Brasil. Para nossa sorte alguns emigrantes, usando todo seu lado empreendedor, percebem a necessidade de lugares com jeito brazuca e abrem restaurantes e lojas com produtos feitos no Brasil.


Em Bogotá o lugar verde e amarelo é o Restaurante - Boteco Alô Brasil, que fica na Cra 4A # 26B-88, bairro La Macarena. O prato principal é a feijoada, servida individualmente, e pode ser acompanhada de caipirinha, feita com cachaça 51, ou com um grande copo de guaraná. Quem não gosta de feijoada pode pedir moqueca de peixe com camarão ou um escondidinho, e tudo isso depois de comer algumas coxinhas de entrada.


O Angelo, proprietário do restaurante, é quem cuida da cozinha de perto, garantindo o sabor que a gente espera para matar as saudades da comidinha de casa. Nas quintas e sextas-feiras à noite, e aos sábados meio-dia, os clientes podem ouvir músicas brasileiras ao-vivo. Recentemente eles passaram a atender também aos domingos para o almoço.

Grupo que esteve ontem no Alô Brasil para almoçar

Além da comida, que é ótima, o ambiente é aconchegante e literalmente fala a nossa língua. Como a comunidade de brasileiros está grande em Bogotá, para garantir seu lugar em um dia especial ligue e faça uma reserva, o telefone é 337 6015.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Buseta - O transporte da discórdia

As busetas já foram assunto por aqui, mas voltaram a ser pauta. O trânsito caótico de Bogotá tem milhares de carros e táxis e centenas de busetas, os ônibus que circulam pelas calles e carreiras da cidade. Têm busetas de todos os tipos: velhas e grandes, novas e pequenas, novas e grandes... A trilha sonora dentro delas varia entre reggaeton e vallenato (geralmente em alto volume) e invariavelmente os motoristas desses ônibus acham que estão pilotando motos porque eles trocam de pista e se jogam em cima dos carros sem nenhuma cerimônia. 

Modelo não tão velho, mais comum nas ruas

Eu, como passageira diária, desço do ônibus muitas vezes com vontade de botar todo almoço para fora, é bastante desagradável andar aos solavancos, só que o transporte é barato e eficiente. Ao preço de $1.400 (os veículos mais velhos são mais baratos $1.300) eu subo numa buseta praticamente em frente de casa e desço em frente ao trabalho. 

O duelo carro x ônibus se dá pelo fato de os motoristas das busetas não obedecerem os pontos de parada, e com isso atravessam na frente dos veículos menores sem pensar. Para quem anda de ônibus é uma facilidade não ter que andar até um ponto, ou descer em um e caminhar até seu destino final, mas isso implica em apertar o sinal e as vezes ter que descer entre os carros, o que é bem comum quando são três pistas e o ônibus está na do meio, o motorista abre a porta e é ali mesmo que o cidadão deve descer, correndo o risco de querer um lugar mais adequado e parar muito depois caso o motorista fique brabo.

Veículo mais novo, uma assim que geralmente pego todos dias

Como esse tipo de transporte parace não obedecer nenhum tipo de regra, nem as do bom senso, quando o ônibus está muito cheio é comum o motorista abrir a porta de trás do veículo para o passageiro entrar, sem precisar passar pela roleta. Mais uma vez minha observação me leva a pensar o quão civilizado é o povo daqui... O sujeito entra pela porta de trás e para paga a passagem manda o dinheiro de mão em mão até chegar no motorista. Isso mesmo! A pessoa estende a mão com a nota, ou as moedas, e cada um vai passando o dinheiro para frente. Acho isso fantástico! 

Essa é antigona! Deve ser herança de família...
Numa dessas que voltei para casa hoje

Semana passada eu fui uma dessas que fez a grana chegar ao motorista, fui na realidade a primeira da fila. Uma senhora entrou no ônibus e tocou no meu ombro, com a mão cheia de moedas. Por alguns segundos fiquei pensando o que ela queria com aquilo... minha sorte é que penso rápido e logo entendi que era para passar para o próximo. Depois dessa vez aconteceram mais duas, isso vai me surpreender para o resto da vida eu acho.

Hoje, sexta-feira, voltando para casa em uma buseta bastante velha e lotada vi acontecer quatro vezes. Eu estava sentada, não participei da romaria das moedinhas, mas me inspirei para escrever e contar mais essa particularidade do povo bogotano e aproveitei para fotografar algumas busetas enquanto caminhava para casa e assim ilustrar o post.

Então, se você for se arriscar em uma buseta e alguém te estender a mão com dinheiro não cometa a gafe de guardar no bolso viu?!

Essa já não é uma buseta, é um ônibus grande, e está cheio!
Eles começaram a circular na cidade faz pouco tempo

A busca por uma melhor mobilidade é um dos desafios do governo da cidade. Fala-se em substituir as busetas por ônibus maiores, que vão poluir menos e serão mais organizados. Alguns já estão circulando, mas como as busetas incomodam os motoristas dos carros e não população que as utiliza, talvez demore um tempo para elas desaparecem de Bogotá. Dado o recado, bom final de semana para todos!