Dizer que o tempo está passando muito rápido não é novidade para ninguém, fato é que este post está atrasado uns seis meses, no mínimo.
No final de 2011 recebemos a notícia do nosso retorno, mas só poderíamos divulgar essa informação depois de alguns trâmites legais entre as empresas (brasileira e colombiana) envolvidas nos negócios. Sendo assim voltamos para o Brasil e por aqui ficamos e eu, que fui deixando para escrever, sentei agora, no término de agosto, para esclarecer porque o blog estar parado há tanto tempo:
Nesses meses recebi muitos emails, toda semana são no mínimo três, muitos brasileiros estão indo, ou passando, por Bogotá, e isso me deixa muito feliz! Gostei muito de morar na capital, recomendo para passeio, estudo, turismo, enfim, conheçam Bogotá!!
Nos emails as perguntas, e dúvidas, são basicamente as mesmas: Segurança, estilo de vida, clima, custo de vida e o que conhecer.
As respostas são, em geral, sempre as mesmas também.
Segurança: Bogotá é uma cidade segura. Você não corre o risco de ser sequestrado por um comboio de revolucionários fortemente armados. Comporte-se como em qualquer cidade grande. Cuide da bolsa, observe o que acontece ao redor, não anda muito distraído, cuidado com o celular. Dando atenção a esses atitudes sua vida será tranquila. Além disso evite pegar táxi na rua, prefira os das companhias cadastradas, para não andar achando que pode sofrer algum golpe.
Estilo de vida e clima: Para quem, como nós, saiu do litoral a vida muda bastante. Viver no clima de montanhas exige um período de adaptação, mas logo a gente acostuma. Sempre digo que Bogotá seria ainda melhor se chovesse menos, mas faz parte. No meio do ano, verão por lá, é possível passar uns 15 dias sem chuva, por isso, aproveite! No mais, ande sempre com guarda-chuva, um cachecol e óculos de sol. Quem sai do Nordeste do Brasil sofre um pouco mais, em função das temperaturas mais baixas, mas nada que locais aquecidos, e bastante roupa, não ajudem.
Aproveite para caminhar, andar de bicicleta, fazer pic nic no parque, a cidade é cheia de lindas praças e parques passeie por eles, vale a pena!!
Custo de vida: Para nós, que moramos numa capital também, mas bem menor que São Paulo e Rio de Janeiro, o custo de vida em Bogotá é alto. Algumas coisas são mais baratas como os serviços de água, luz, telefonia e internet. Outras, como aluguel e supermercado, um pouco mais caras, porém isso comparando com a realidade florianopolitana. Os brasileiros que eram de São Paulo disseram que os preços eram equivalentes. A vantagem é que andar de táxi, de ônibus, ou ter um carro é muito barato. Os bons restaurantes oferecem pratos principais por menos de $50.000 (aproximadamente R$50,00). Mas tudo vai depender do local onde mora e os lugares que frequenta.
O que conhecer: A cidade toda tem atrativos. Os "obrigatórios" são, sem dúvida:
Montserrat, de onde é possível ver a cidade do alto
Subir no fim da tarde, e ficar até anoitecer, é a melhor opção |
Região do Parque da 93, que concentra os melhores cafés e restaurantes
Futebol no Parque, em 2011 |
Conheça o Centro Histórico e a Candelária
Passeio histórico |
Tome uma cerveja do Bogotá Beer Company (são vários pubs pela cidade)
Vá ao Crepes & Waffles (coma um Panne Cook)
Panne Cook de Strogonoff |
Tome café em um Juan Valdez
Latte Arequipe (Café com leite e Doce de Leite) |
E, se tiver apenas uma noite na cidade conheça o Andres Carne de Rés, na região do Centro Comercial Andino, você não vai se arrepender.
Lugar mais inesquecível da Colômbia |
Esses são, pra mim, os lugares que te farão amar, e não esquecer, de Bogotá. Os emails continuam chegando, e eu, que sempre fiz questão de responder a todos, agora não terei mais muito tempo, há alguns dias tive a notícia mais importante da minha vida: estou grávida!! Meu tempo agora está sendo todo dedicado à gestação e para os preparativos, sendo assim vai ficar mais difícil responder, mas, no que eu puder ajudarei, como sempre!
E que Bogotá continue encantando as pessoas como encantou a nós. Boa viagem!!